A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a plataforma Cada Criança acabam de lançar dois importantes guias sobre educação e proteção no contexto da pandemia de COVID-19, provocada pelo coronavírus. O material, dividido em dois volumes, contou com colaboração de nossa diretora executiva, Cynthia Betti, e nosso gerente nacional de programas e incidência, Flávio Debique.
A iniciativa visa oferecer um compilado de informações acessíveis e comprovadas, que orientam como pessoas ligadas à educação podem agir, cobrar e trabalhar pela proteção de todos e todas de maneira colaborativa; e também, da parte de atores do poder público, garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes em situação de emergência.
O material foi dividido em dois volumes. O primeiro intitulado“Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente” trata de temas como o fechamento de escolas e educação a distância, além de dar dicas de atividades que as crianças podem fazer em casa durante a quarentena. O material também traz orientações sobre o que fazer para proteger crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, riscos ou violências em casa.
O segundo volume, “Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Tomadores de decisão do poder público em todas as esferas federativas”, fala sobre reorganização do calendário escolar, a necessidade de suspensão do Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95/2016), assim como providências a serem tomadas pelo poder público durante a interrupção das aulas.
Guia para comunidade escolar, família e responsáveis, e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente
Guia para tomadores de decisão do Poder Público, em todas as esferas federativas
Comentários